IX, X e XI Governos Constitucionais

IX Governo Constitucional
X Governo Constitucional
XI Governo Constitucional




IX Governo Constitucional

IX Governo Constitucional - tomou posse a 9 de Junho de 1983, sendo formado por um acordo de incidência parlamentar entre o Partido Socialista e o Partido Social-Democrata, com base nos resultados das eleições de 25 de Abril de 1983. Terminou o seu mandato a 6 de Novembro de 1985, na sequência de desentendimentos entre os partidos que o suportavam. Foi o chamado governo do Bloco Central.

Composição

- Primeiro-Ministro
- Vice-Primeiro-Ministro
- Ministro da Administração Interna
- Ministro da Agricultura
Manuel Soares Costa
- Ministro da Cultura
- Ministro da Defesa Nacional
- Ministro da Educação
- Ministro da Indústria e Energia
- Ministro da Justiça
- Ministro da Qualidade de Vida
- Ministro da Saúde
António Maldonado Gonelha
- Ministro das Finanças e do Plano
- Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares
- Ministro do Comércio e Turismo
- Ministro do Equipamento Social
- Ministro do Trabalho e Segurança Social
- Ministro do Mar
- Ministro dos Negócios Estrangeiros



X Governo Constitucional

X Governo Constitucional - tomou posse a 6 de Novembro de 1985, sendo constituído pelo Partido Social-Democrata, com base nos resultados das eleições de 6 de Outubro de 1985. Terminou o seu mandato a 17 de Agosto de 1987, na sequência da aprovação, pela Assembleia da República, de uma moção de censura.

Composição

- Primeiro-Ministro
- Ministro de Estado e da Administração Interna
- Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação
- Ministro da Defesa Nacional
- Ministro da Educação e Cultura
- Ministro da Indústria e Comércio
Fernando Santos Martins
- Ministro da Justiça
- Ministro da Saúde
- Ministro das Finanças
- Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
- Ministro do Plano e da Administração do Território
- Ministro do Trabalho e Segurança Social
- Ministro dos Negócios Estrangeiros
- Ministro-Adjunto para os Assuntos Parlamentares




XI Governo Constitucional

XI Governo Constitucional - tomou posse a 17 de Agosto de 1987, sendo constituído pelo Partido Social-Democrata, com base nos resultados das eleições de 18 de Julho de 1987. Terminou o seu mandato a 31 de Outubro de 1991, na sequência do termo da legislatura. Foi o primeiro governo monopartidário com apoio parlamentar maioritário desde o 25 de Abril de 1974, bem como o primeiro a completar a duração correspondente a uma legislatura inteira.

Composição

- Primeiro-Ministro
- Vice-Primeiro-Ministro
- Ministro-Adjunto
- Ministro da Administração Interna
- Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação
- Ministro da Defesa Nacional
- Ministro da Educação
- Ministro da Indústria e da Energia
- Ministro da Justiça
- Ministro da Juventude
- Ministro da Presidência
- Ministro da Saúde
- Ministro das Finanças
- Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
- Ministro do Ambiente e Recursos Naturais
- Ministro do Comércio e Turismo
- Ministro do Emprego e Segurança Social
- Ministro do Planeamento e da Administração do Território
- Ministro dos Assuntos Parlamentares
- Ministro dos Negócios Estrangeiros


António Coimbra Martins

António Coimbra Martins é um político e intelectual português. Ocupou o cargo de Ministro da Cultura no IX Governo Constitucional. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de lisboa, nesta Escola foi assistente (anos 60). Trabalhou depois no Centro Cultural Português (Paris) da Fundação Calouste Gulbenkian, aí ocupando a direcção da Biblioteca (ca. 1965-ca. 1974). Nos anos 90 exerceu a Presidência deste Centro. Exerceu ainda funções diplomáticas.


José Augusto Seabra

José Augusto Seabra nasce em Vilarouco (S. João da Pesqueira) em 1937. Forma-se em Direito na Universidade de Lisboa. Convicto opositor ao Estado Novo (fez parte do MUD Juvenil, conhece Humberto Delgado em Argel), preso e condenado por motivos políticos, tira o doutoramento em Letras na École des Hautes Études de Paris(1971) com uma tese sobre Fernando Pessoa (Analyse structurale des hétéronymes de Fernando Pesssoa: du poémodrame au poétodrame) e sob orientação de Roland Barthes (do qual traduziu vários livros), tornando-se professor em Vincennes. Regressa a Portugal a seguir ao 25 de Abril de 1974, para leccionar na Faculdade de Letras do Porto. Poeta, escritor, ensaísta, diplomata (embaixador junto da Unesco, em Bucareste e Buenos Aires), colaborador em jornais e revistas (jornal República, jornal Povo Livre, revista Nova Renascença, Persona, Bandarra, Coordenada, Cadernos de Literatura, Colóquio-Letras, Gazeta Literária, Notícias do Bloqueio, Raiz e Utopia, Sílex, Vértice) foi fundador do Centro de Estudos Pessoanos (juntamente com António José Saraiva e Maria Glória Padrão) e do Centro de Estudos Semióticos e Literários, deputado à Assembleia Constituinte, Assembleia da República e Ministro da Educação do IX Governo Constitucional (1983-1984: tendo sido substituído por Deus Pinheiro), integra o Centro de Estudos Republicanos «Sampaio Bruno» e é um dos fundadores da Associação de Lusofalantes na Europa (ALFE).


José Veiga Simão

Professor e político português, José Veiga Simão nasceu a 13 de Fevereiro de 1929, na Guarda. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra e em 1957 obteve o Doutoramento em Física Nuclear (PhD) pela Universidade de Cambridge. Adquiriu o grau de Professor Catedrático, em 1961. Dois anos depois foi nomeado reitor da Universidade de Lourenço de Marques, em Moçambique, cargo que desempenhou até 1970. Na década de 70, durante o governo de Marcello Caetano, defendeu "a democratização do ensino" ao assumir a pasta do Ministério da Educação Nacional. É nesta condição que em 1973 cria a Universidade de Aveiro.
Foi embaixador de Portugal nas Nações Unidas, entre 1974 e 1975.
Durante a sua passagem pelos Estados Unidos, foi "Visiting Fellow" da Universidade de Yale, orientou colóquios sobre Sistemas de Educação no Mundo e foi consultor do "National Assessment and Dissemination Center", desempenhando ainda as funções de director da "Portuguese Heritage Foundation" (USA).
Aceitou o cargo de Ministro da Indústria e Energia em 1983.
Em Novembro de 1997 o primeiro-ministro António Guterres nomeou-o responsável pelo Ministério da Defesa.
Veiga Simão recebeu várias distinções, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e o grau de Doutor Honoris Causa  pela Universidade de Aveiro, em 1988.


Francisco Sousa Tavares

Advogado, jornalista e político nascido em 1920 e morreu a 1993. Monárquico democrata, foi um activo opositor ao regime salazarista. Foi um dos contactos civis  dos militares que em 1959 intentaram contra o regime naquela que ficou conhecida como Revolta da Sé .  No dia 25 de Abril de  1974  o país conheceu-o através de imagens que ficaram célebres:  do alto de uma guarita e através de um megafone foi primeiro político a falar à população  que no Largo do Carmo,  acompanhando as operações militares comandadas por  Salgueiro Maia , aguardava  a rendição de Marcello Caetano .  Depois da revolução de 25 de Abril foi deputado pelo Partido Socialista e mais tarde pelo Partido Social Democrata. Em 1983, ocupou o cargo de Ministro da Qualidade de Vida no IX Governo Constitucional do Bloco Central. Foi casado com a poetisa Sophia de Mello Breyner.


António D'Orey Capucho

António d' Orey Capucho (n. Lisboa, 1945), político português. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo INP – Instituto Superior das Novas Profissões, foi dirigente estudantil e associativo, apoiante das candidaturas da Oposição Democrática em 1969 pela CEUD e, em 1973, pela CDE.
É militante do PSD desde 1974, de cuja Comissão Política Nacional foi Secretário-Geral Adjunto (1975-78), Secretário-Geral (1978-80) e Vice-Presidente (1987-89/1996-98/1999-00). Foi Deputado à Assembleia da República de 1980 até 1999. Foi líder parlamentar de 1984 a 1987 e de 1999 a 2001. É, actualmente, Presidente da Assembleia Concelhia do PSD-Cascais.
Integrou, na década de 1980, o VIII Governo Constitucional como Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, ocupando de seguida o cargo de Ministro da Qualidade de Vida no IX Governo. Foi Ministro dos Assuntos Parlamentares, entre 1987 e 1989, data em que assume a coordenação do Grupo Europeu do PSD e é eleito Vice-Presidente do Parlamento Europeu. É autor de A União Europeia - o que é e como funciona (1994), União Europeia a 15 (1996) e de De Roma a Amsterdão (1997).
Adepto, praticante e federado de diversas modalidades desportivas, dirigente desportivo no Clube de Ténis do Estoril e na Associação Desportiva da Costa do Sol, de que é fundador.
Presidente da Câmara Municipal de Cascais desde 2001, integra também o Conselho de Estado Português, desde 2002.


Ernâni Lopes

Ernâni Lopes é doutorado em Economia (UCP), Licenciado em Economia (ISCEF). Director de Serviços de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal (1974-1975). Embaixador de Portugal em Bona (1975-1979). Embaixador, Chefe da Missão de Portugal junto das Comunidades Europeias, Bruxelas (1979-1983). Ministro das Finanças e do Plano do IX Governo Constitucional (1983-1985). Consultor Económico do Banco de Portugal (1985-1989). Representante do Governo na Convenção Europeia (2002-2003).


Joaquim Ferreira do Amaral

Joaquim Martins Ferreira do Amaral (n. Lisboa, 13 de Abril de 1945), engenheiro e político português.
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, integrou a direcção de vários organismos públicos, como o Instituto de Investimento Estrangeiro (1982-1983), as Indústrias Nacionais de Defesa (1982) ou o Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (1986). Em 1979, pertencendo aos quadros da Direcção-Geral dos Serviços Industriais, foi Secretário de Estado das Indústrias Extractivas e Transformadoras do V Governo Constitucional, presidido por Maria de Lurdes Pintasilgo.
Em 1981 adere ao Partido Social Democrata e é chamado para a Secretaria de Estado da Integração Europeia, nos governos de Francisco Pinto Balsemão. Foi ministro do Comércio e Turismo, entre 1985 e 1990, e ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (XI e XII Governos, liderados por Aníbal Cavaco Silva) de 1990 a 1995. Foi ele o artíficie das auto-estradas portuguesas e da Ponte Vasco da Gama. Em 1995 ocupou a bancada parlamentar do PSD na Assembleia da República. Candidato à presidência da Câmara Municipal de Lisboa em 1997 e às eleições presidenciais de 2001, saíndo derrotado pelos socialistas João Barroso Soares e Jorge Sampaio, respectivamente. Participou na reunião de Bilderberg que ocorreu em Sintra, em 1999, uma das que tiveram mais participantes portugueses. É membro não-executivo do Conselho de Administração da Lusoponte desde 2008.


Rosado Correia

Rosado Correia esteve no governo do bloco central, liderado por Mário Soares, como ministro entre 1983 e 1985, tutelando o Equipamento Social, as Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Arquitecto de profissão e doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa, João Rosado Correia, 63 anos, foi Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) entre 1994 e 1998.


José de Almeida Serra

José de Almeida Serra é um político português. Ocupou o cargo de Ministro do Mar no IX Governo Constitucional, de 9 de Junho de 1983 a 6 de Novembro de 1985.


Amândio de Azevedo

Amândio de Azevedo é um político português. Ocupou o cargo de Ministro do Trabalho e Segurança Social no IX Governo Constitucional.


Leonardo Ribeiro de Almeida

Leonardo Ribeiro de Almeida adere Partido Social Democrata em Maio de 1974. No ano seguinte é eleito Deputado à Assembleia Constituinte e, em 1980, à Assembleia Legislativa, ocupando a presidência da Assembleia da República entre 1980 e 1983. Este advogado foi membro do Conselho de Estado e Ministro da Defesa Nacional no 10.º Governo Constitucional pós-25 de Abril.
A nível internacional, participou na Conferência dos Presidentes dos Parlamentos Europeus, em Madrid (1980) e representou o Parlamento Português na Conferência dos Parlamentos Latino-Americanos em Bogotá (1981). Como Presidente da Associação Portuguesa do Atlântico, participou, em 1982, no Sea-Link/82, nos Estados Unidos da América.


Maria Leonor Beleza

Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares (Porto, 23 de Novembro de 1948) é uma jurista e política portuguesa.
Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1972, onde leccionou (como Assistente), de 1973 a 1975 e, novamente, de 1977 a 1982. Foi ainda consultora principal do CEJUR - Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (1994-2005), coordenadora do Serviço Jurídico da TVI (1994-1997) e presidente do Conselho Fiscal do Banco Totta & Açores (1995-1998). Exerceu também a advocacia.
Teve actividade cívica na SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, no início da década de 1970. Seguidamente aderiu ao Partido Social Democrata, após a sua fundação, em Maio de 1974. No PSD foi vice-presidente da Comissão Política Nacional (1990 e 1998-1999), presidente do Conselho de Jurisdição (1992-1996), do Congresso e do Conselho Nacional (1996-1998). A partir de 1983 foi eleita Deputada, sucessivamente, até 2002, tendo exercido as funções de vice-presidente da Assembleia da República (1991-1994 e 2002-2005). Foi, por diversas vezes, chamada a integrar governos portugueses: como Secretária de Estado da Presidência (1982-1983), Secretária de Estado da Segurança Social (1983-1985) e Ministra da Saúde (1985-1990).
Membro de várias instituições independentes, presidiu ao Instituto Francisco Sá Carneiro (1991-1996) e é (desde 2004) presidente da Fundação Champalimaud, conforme decisão de António Champalimaud em testamento. Desde 25 de Junho de 2008, em substituição de Manuela Ferreira Leite, é membro do Conselho de Estado.


Miguel Cadilhe

Miguel José Ribeiro Cadilhe é um político e economista português (nascido a 10 de Novembro de 1944) foi secretário de Estado do Planeamento em 1980, no Governo de Sá Carneiro e ministro das Finanças, desde 6 de Novembro de 1985 a 5 de Janeiro de 1990, no Governo presidido por Cavaco Silva.
Miguel Cadilhe nasceu em Barcelos, mudou-se com menos de 1 ano de idade para a Póvoa de Varzim, onde viveu toda a sua infância e adolescência, até ir estudar para o Porto com 20 anos, onde passou a viver. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia do Porto em 1968, com a mais elevada classificação do curso, e aí leccionou durante vários anos. Em 1981 fez investigação na London School of Economics em temas de análise macroeconómica.
Foi administrador do banco BPA e também mais tarde BCP, entre outros bancos (BFE, BBI, BII). Em 1990 orientou o projecto do BPA de criação de uma business school, o Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais. É professor na Faculdade de Economia e Gestao da Universidade Católica no Porto desde 2006 e presidente da API - Agência Portuguesa para o Investimento desde a sua criação em Outubro de 2002 até Dezembro de 2005. No início de 2008 concorreu para presidente do maior banco português (Millennium BCP), mas perdeu em assembleia geral.
Miguel Cadilhe foi presidente do Banco Português de Negócios (BPN) durante quatro meses até este ser nacionalizado em Novembro de 2008, em plena crise financeira internacional, acção que criticou por o Governo não ter acolhido o plano que a sua administração apresentara.
É autor, entre outros, do livro "O sobrepeso do estado em Portugal", editado em 2005.


Mira Amaral

Luís Fernando de Mira Amaral (n. Lisboa, 4 de Dezembro de 1945), engenheiro e administrador de empresas português.
É licenciado em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico (1969) e obteve o grau de mestre em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa (1982), tendo apresentado uma dissertação com o título O Consumo de Energia no Sector Automóvel em Portugal. Posteriormente concluiu o Stanford Executive Program, pela Graduate School of Business da Universidade de Stanford (2000).
Exerceu funções docentes partir de 1969, tendo leccionado no Instituto Superior Técnico, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Lusíada de Lisboa. É Professor Catedrático Convidado do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e do Instituto Superior de Gestão (desde 2005) presidente do Conselho Geral deste último instituto (desde 2009).
No meio empresarial foi presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (2004), administrou o Banco Português de Investimento, bem como o Banco de Fomento de Angola e o Banco de Fomento de Moçambique. Na indústria, foi administrador não executivo da EDP, da Unicer, da Cimpor, da Crisal, Vista Alegre e da Repsol. É presidente da Comissão Executiva do Banco Internacional de Crédito (desde 2008).
Militante do PSD, foi membro dos X, XI e XII Governos, tendo exercido funções como Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-1987) e Ministro da Indústria e Energia (1987-1995). Ocupou o lugar de deputado à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral de Santarém (1995-1999).


Fernando Nogueira

Joaquim Fernando Nogueira (1950-), político português, militante do PSD, formado em direito na Universidade de Coimbra, foi membro dos governos do Prof. Cavaco Silva (1985-1995), onde exerceu os cargos de ministro-adjunto, ministro dos assuntos parlamentares, ministro da presidência, ministro da justiça e ministro da Defesa. Em 1995, depois de Cavaco Silva abandonar a liderança do partido para se candidatar à presidência da Respública, é eleito presidente do PSD, cargo que no entanto abandona em 1996, devido aos resultados eleitorais obtidos pelo partido nas legislativas de 95, sendo sucedido pelo Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.


João Maria Oliveira Martins

João Maria Oliveira Martins é um político social-democrata português. Ocupou diversos cargos em governos portugueses.


António Fernando Couto dos Santos

António Fernando Couto dos Santos (Forjães, Esposende, 18 de Maio de 1949) é um político português. Ocupou diversos cargos em governos portugueses.
Fez o ensino secundário no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e licenciou-se em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico, também em Lisboa.
Foi adjunto do secretário de Estado do Ambiente (1983-1984), adjunto do ministro da Qualidade de Vida (1984-1985), secretário de Estado da Juventude (1985-1987), ministro adjunto do primeiro-ministro e da Juventude (1987-1991), ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares (1991-1992) e ministro da Educação de 7 de Dezembro de 1993 a 28 de Outubro de 1995. Este seu último cargo coincidiu com a contestação estudantil às provas globais de acesso ao ensino superior (PGA) e às propinas.
Para além da sua actividade de empresário, Couto dos Santos desempenhou também, entre outros cargos, o de presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses entre 1988 e 1991 e deputado à Assembleia da República pelo distrito de Setúbal entre 1987 e 1995. Foi ainda membro das distritais de Setúbal e do Porto e do Conselho Nacional do PSD.
Foi presidente do Conselho da Administração da Casa da Música, no Porto, tendo sido o responsável pela conclusão das obras e pela abertura da sala de espectáculo ao público em 15 de Abril de 2005.
Couto dos Santos esteve ligado à Associação Empresarial de Portugal (anteriormente chamada Associação Industrial Portuense) durante 13 anos, onde desempenhou cargos de administração em diversas empresas do grupo, nomeadamente no Europarque, na Eurisko, na Parque-Invest e na Exponor, para além da própria AEP, onde foi vice-presidente executivo. Cessou a sua colaboração em 2008.


José Silveira Godinho

José Silveira Godinho é um Administrador. Nascido em 1943, licenciou-se em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), em 1965, tendo sido assistente de Finanças Públicas e de Matemática naquele Instituto entre 1967 e 1977.

Antes da sua nomeação, integrava os Conselhos de Administração da Espírito Santo Companhia de Seguros, S.A e da AdvanceCare – Gestão de Serviços de Saúde, S.A. Foi Embaixador e Representante Permanente de Portugal junto da OCDE (1993-1996).

Ocupou vários cargos governamentais: Ministro da Administração Interna no XI Governo Constitucional (1987-1990), Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Defesa Nacional no X Governo Constitucional (1986-1987), Secretário de Estado das Finanças no VII Governo Constitucional (1981) e Secretário de Estado Adjunto do Ministro das Finanças e do Plano no VI Governo Constitucional (1980). Foi membro do Conselho de Gestão do Banco Pinto e Sotto Mayor (1979 e 1981-1982) e do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa (1982-1986, 1990-1993).

Ocupou o cargo de Director no Banco de Portugal, entre 1975 e 1979. Foi nomeado Administrador em Maio de 2004.


Arlindo Marques Cunha

Arlindo Marques Cunha (n. 16 de Novembro de 1950) é um professor universitário e político português.
Iniciou a sua carreira profissional nos quadros da Comissão de Coordenação da Região do Norte, em 1986. Leccionou na Faculdade de Economia da Universidade Católica Portuguesa, de cuja Faculdade Ciências Económicas e Empresariais é, actualmente, Professor Associado Convidado. Colaborou também com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Entre os cargos políticos que exerceu foi Secretário de Estado da Agricultura (1986-1990) e Ministro da Agricultura (1990-1994). Foi sob o seu exercício que o Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia aprovou a reforma da Política Agrícola Comum, de 1992. Foi deputado ao Parlamento Europeu, entre 1994 e 2003, exercendo funções como vice-presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura. Voltou a funções governativas como Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, em 2004.
Foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, entre 2003 e 2004. Actualmente é presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo e presidente da Fundação Hispano-Portuguesa Rei Afonso Henriques. É membro do Conselho Geral da Câmara de Agricultura do Norte e do Conselho Consultivo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. É viticultor na Região Demarcada do Dão.
Arlindo Cunha tem uma licenciatura em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto, e obteve os graus de mestre e doutor em Economia Agrária pela Universidade de Reading, no Reino Unido.


Manuel Pereira

Manuel Pereira é um político português. Ocupou o cargo de Ministro da Administração Interna no XI Governo Constitucional.


Carlos Brito

Carlos Brito é um político português. Ocupou o cargo de Ministro da Defesa Nacional no XI Governo Constitucional. Não deve ser confundido com o seu homónimo Carlos Alfredo de Brito.



Roberto Carneiro

Roberto Carneiro é Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa onde dirige a licenciatura em Comunicação Digital e Interactiva. É ainda regente de cadeiras nos Mestrados de Comunicação e de Serviço Social, e Professor de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional nos Programas Avançados de Gestão para Executivos. Na mesma Universidade preside ao Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa e ao Instituto de Ensino e Formação a Distância. Foi promotor e coordenador dos primeiros Programas Abertos de Formação Parental da Universidade (Escola de Pais).
É perito e consultor de múltiplas organizações internacionais (Banco Mundial, UNESCO, OCDE, Conselho da Europa, União Europeia). Foi membro da Comissão Internacional da UNESCO para a Educação no Século XXI, Presidente dos Painéis de Avaliação dos programas ESPRIT e INFO2000 na Comissão Europeia, Vice-Presidente do Forum Europeu para a Sociedade da Informação e ainda Vice-Presidente do Grupo de Reflexão Educação-Formação da Comissão Europeia. Como perito internacional foi examinador das Políticas Educativas em França, Turquia e Japão. Actualmente, é membro da 2ª Câmara do Programa eEurope e delegado ao Comité Director do Programa eLearning da Comissão Europeia.
Preside, actualmente, ao Conselho de Administração da Fundação Escola Portuguesa de Macau e ao Conselho Técnico-Científico da Casa Pia de Lisboa. Dirige os Observatórios da Imigração (ACIME) e da Sociedade da Informação e do Conhecimento (UMIC).
Tem mais de 400 artigos, livros e publicações sobre Educação, Gestão Pública, Gestão do Conhecimento, História, Prospectiva, Desenvolvimento dos Media, Sociedade da Informação e temáticas contemporâneas. Foi director da Revista Colóquio/Educação e Sociedade da Fundação Calouste Gulbenkian, é actualmente Presidente do Conselho Editorial da Revista Nov@Formação, é membro do Conselho Científico do World Education Market, e membro do Conselho Editorial do European Journal of Education. É coordenador de Enciclopédias Didácticas e de Manuais Escolares e desenvolve uma intensa actividade como formador certificado de professores dos ensinos básico e secundário.
Foi Secretário de Estado da Educação (1980/81), Secretário de Estado da Administração Regional e Local (1981/83) e Ministro da Educação (1987/91).
Roberto Carneiro é Doutor Honorário em Ciências da Educação e Presentation Fellow do King´s College (Universidade de Londres).


Álvaro Laborinho Lúcio

Álvaro Laborinho Lúcio é um político português. Ocupou diversos cargos em governos portugueses e foi o último Ministro da República na Região Autónoma dos Açores. Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado, casado, natural da Nazaré. Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com a classificação de 16 valores.
Foi Delegado do Procurador da República nas Comarcas de Seia, Fundão e Santarém; Juiz de Direito nas Comarcas de Oliveira do Hospital e de Tábua; Procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra; Inspector do Ministério Público; Procurador-Geral Adjunto; Director da Escola de Polícia Judiciária; Director do Centro de Estudos Judiciários; Secretário de Estado da Administração Judiciária; Ministro da Justiça; Deputado à Assembleia da República; Presidente da Assembleia Municipal da Nazaré; Docente de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa; Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores. É, actualmente: por designação do Presidente da República, vogal do Conselho Superior da Magistratura; por designação do Ministro da Justiça, membro da Comissão para a instalação, na Universidade de Coimbra, do Tribunal Universitário Judicial Europeu; e membro eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. É ainda, além de outras: Membro fundador da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; Membro Fundador da Associação Portuguesa de Direito Europeu; Membro fundador da Associação de Criminólogos de Língua Francesa; Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família; Presidente da Mesa do Congresso da Associação dos Juristas de Língua Portuguesa Tem vários artigos publicados nas áreas de: Formação de Magistrados; Organização Judiciária; Aplicação do Direito; Psicologia Forense; Direito e Processo Penal; Direito Judiciário; Cidadania e Direito; Cidadania e Educação; Sistemas de Justiça; Direito e Genética; Direito de Ingerência; Direito Tutelar Educativo; Direitos das Crianças, entre outros. É autor das obras «A Justiça e os Justos», «Palácio da Justiça» e «Educação, Arte e Cidadania». Tem proferido inúmeras conferências sobre temas ligados à Justiça, à Educação, à Cidadania, ao Direito de Crianças e Jovens e ao Direito em Geral. Concebeu e coordenou, na Universidade Autónoma de Lisboa, o «Programa Malhoa», no domínio do exercício activo da cidadania. Concebeu e coordenou, na Região Autónoma dos Açores, o Congresso da Cidadania. Premiado na área da Psicologia, foi agraciado por Sua Majestade, o Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte, pela sua acção como Ministro da Justiça no âmbito da União Europeia; e por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, pela sua acção como Ministro da República.


Miguel Beleza

Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza, nasceu em Coimbra a 28 de Abril de 1950, filho de José Júlio Pizaro Beleza e de Maria dos Prazeres Couceiro da Costa Pizarro Beleza. É um economista português. Foi Ministro das Finanças de 1990 a 1991 e foi Governador do Banco de Portugal de 1992 a 1994. Reputado como sério, competente e modesto, conduziu o escudo à União Económica e Monetária, quando da entrada no Mecanismo das taxas de câmbio em Abril de 1992. Geriu a desvalorização do escudo durante as perturbações cambiais de 1992 a 1993, gerada pela agitação dos mercados financeiros que se reflectiu no Sistema Monetário Europeu. Em 1994 demitiu-se do cargo de Governador por conflito com o ministro das finanças, Jorge Braga de Macedo. De assinalar que quatro anos antes fora titular dessa mesma pasta, a de Ministro das Finanças. É no ano de 1979 que se torna professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou longos anos no Banco de Portugal, como técnico assessor e consultor, de 1979 a 1987. Entre 1984 e 1987, é encarregue das relações com Espanha, no Fundo Monetário Internacional, em Washington. De 1987 a 1989 foi Administrador do Banco de Portugal, a convite do primeiro-ministro Cavaco Silva. De 1987 a 1990, foi administrador de empresas. Ministro das Finanças entre 1990 e 1991. Governador do Banco de Portugal de 1992 a 1994. Em 2009 integra o Conselho Consultivo do Banco de Portugal.
Enquanto ministro das finanças, foi um dos impulsionadores e acabou por assinar o diploma legal da criação da CMVM.
Academicamente, ocupou o cargo de professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde hoje é Professor Associado Convidado.
Em 1972 licenciou-se em Economia no então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, actual Instituto Superior de Economia e Gestão. Aos 24 anos partiu para os Estados Unidos para fazer um doutoramento em economia, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde concluiu o doutoramento em 1979. Foi nesta condição que teve como colegas, grandes nomes da economia mundial, como Ben Bernanke, Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos e Lucas Papademos, Vice-presidente do BCE. Teve ainda como professor Paul Samuelson, Nobel da Economia em 1970.
Publicou em 1978 no "Journal of Development Economics" um artigo sob o título "Input-Output Pricing in a Keynesien Model as Applied to Portugal" e tem como texto que mais o marcou um artigo de Gary Stanley Becker, reconhecido economista americano, Nobel da Economia em 1992, sob o título "Crime and Punishment: An Economic Approach", publicado em "The Journal of Political Economy" em Março-Abril de 1968.


Manuel Joaquim Dias Loureiro

Manuel Joaquim Dias Loureiro (nascido em Aguiar da Beira, 18 de Dezembro de 1951), advogado e político português. Licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra. Naquela cidade iniciou a sua vida profissional como advogado. Ocupou diversos cargos em governos portugueses. Ficou ligado ao bloqueio da Ponte 25 de Abril em 1994, ao chamar as forças de intervenção, que com violência fizeram desmobilizar os milhares de populares envolvidos. Em 2009 foi constituído arguido no âmbito de dois processos sobre negócios que ocorreram em 2001. Foi membro do Conselho de Estado, pedindo para sair em Maio de 2009.


José Albino da Silva Peneda

José Albino da Silva Peneda tem 58 anos. Licenciado em Economia (Universidade do Porto) e Diplomado em Administração
do Desenvolvimento pelo Institute of Social Studies (Haia). Docente na Faculdade de
Economia (Universidade do Porto - 1973/75). Técnico Superior (1972/79), Vice-Presidente
(1981/85) e Presidente (1994/96) da Comissão de Coordenação da Região Norte. Deputado
eleito à Assembleia da República em 1985, 1987 e 1991. Secretário de Estado da
Administração Regional e Local (1979/80) e do Planeamento e Desenvolvimento Regional
(1985/87). Ministro do Emprego e da Segurança Social (1987/93). Representante pessoal do
Primeiro-Ministro no grupo de representantes pessoais dos Chefes de Estado e Primeiros-
Ministros da União Europeia no dossier das redes de transporte transeuropeias. Membro da
Comissão Política Nacional do PSD (1985-1989). Presidente do Conselho de Administração
de várias empresas do Grupo Sonae (1996-2004). Presidente do Conselho de Administração
da Global Notícias. Membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da
Universidade do Porto. Deputado ao Parlamento Europeu eleito em 2004.


Fernando Faria de Oliveira

Fernando Faria de Oliveira é um político português. Ocupou diversos cargos em governos portugueses. Nasceu, em Lisboa, a 10 de Outubro de 1941. Licenciou-se em 1965, pelo Instituto Superior Técnico. Actualmente é Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos.


Carlos Borrego

Carlos Alberto Diogo Soares Borrego (n. Angola, 25 de Junho de 1948) é um professor universitário português.
Professor catedrático do departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (desde 1991) e vice-reitor da mesma universidade (1998-2002). É licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico (onde leccionou, como assistente) e doutor em Ciências Aplicadas do Ambiente, pela Universidade Livre de Bruxelas. Com uma extensa carreira académica, no domínio do ensino e da investigação científica, é autor de numerosos artigos e publicações.
Foi Ministro do Ambiente e Recursos Naturais, entre 1991 e 1993, cargo do qual se demitiu na sequência de um comentário jocoso sobre doentes hemofílicos.


Fernando Real

Fernando Nunes Ferreira Real foi secretário de estado do Ensino Superior entre 1985 e 1987, quando João de Deus Pinheiro era Ministro da Educação.

Regressaria mais tarde ao Governo, no primeiro governo de maioria absoluta de Cavaco Silva, o 11º constitucional, onde foi ministro do Ambiente entre 5 de Janeiro de 1990 e 24 de Abril de 1991, data em que seria substituído por Carlos Borrego.


Carlos Mota Pinto

Carlos Alberto da Mota Pinto GCC, GCIP (Pombal, 25 de Julho de 1936 — Coimbra, 7 de Maio de 1985) foi um professor universitário e político português.
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou e obteve o grau de doutor em Ciências Jurídicas, foi um teórico influente, sendo a sua doutrina considerada na comunidade jurídica portuguesa, no que toca ao Direito Civil. Neste campo, a sua obra mais conhecida é o manual Teoria Geral do Direito Civil. Leccionou também na Universidade Católica Portuguesa, bem como em algumas universidades estrangeiras.
Após o 25 de Abril de 1974, ajudou a fundar, juntamente com Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota, o Partido Popular Democrático (actual PSD). Pelo mesmo partido, foi eleito Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (cujo nome é, aliás, devido a uma proposta legislativa por si apresentada, durante os trabalhos da Constituinte). Foi igualmente presidente do Grupo Parlamentar do PSD. Entrou em ruptura com Sá Carneiro, no Congresso de Aveiro, em Dezembro de 1975, tendo-se posteriormente reconciliado com ele e com o Partido (à data da morte de Sá Carneiro era mandatário nacional da candidatura presidencial do General Soares Carneiro). Foi igualmente Ministro do Comércio e Turismo no I Governo Constitucional (1976-1977), Primeiro-Ministro do IV Governo Constitucional (1978-1979), nomeado por iniciativa presidencial de Ramalho Eanes, e ainda Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa do IX Governo Constitucional (1983-1985). Liderou a Comissão Política Nacional do PSD, entre 1984 e 1985.
Faleceu subitamente nesse mesmo ano, em Coimbra, dias antes da realização do congresso (na Figueira da Foz) que daria a chefia do Partido a Cavaco Silva.